Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

HISTORIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Resenha critica
De acordo Andrade e Albuquerque a Informática na Educação brasileira passou a ser vista como ferramenta só a partir de 1971.
 Em 193 da inicio a primeira demonstração ao uso do computador e em 1995 Papert divulgou idéias que defendia que o computador é um instrumento  catalisa  conceitos , permitindo que o aluno trabalhas estes conceitos de maneira simples e lúdica.em 1982 o MEC financia pesquisas na área de recursos humanos apoiados nas novas tecnologias. As universidades UFRJ, UNICAMP e UFRGS foram responsáveis pelos os primeiros estudos a cerca da utilização da  informática.
                O projeto UDUCON foi o pioneiro na área da informática aplicado a educação no país e o PROINF ultrapassou as expectativas governamentais tornando-se o ponto referencial.    A informática na educação brasileira avançou lentamente ate chegar à realidade atual e observamos que órgãos públicos investindo em equipamentos tecnológicos direcionados que escolas tanto administrativo como pedagógicos, porem existem barreiras extremamente importantes a sem enfrentadas que é a qualificação de professores (profissionais) qualificados  para estarem utilizando essas ferramentas em sua pratica pedagógicas
O que observo hoje é que os professores lotados nesses laboratórios não tem conhecimentos específicos e, ou seja, não receberam nem um curso para estarem desenvolvendo um trabalho de qualidade, embora o governo diga que esta qualificando esses profissionais.                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário