Resenha critica
De acordo Andrade e Albuquerque a Informática na Educação brasileira passou a ser vista como ferramenta só a partir de 1971.
Em 193 da inicio a primeira demonstração ao uso do computador e em 1995 Papert divulgou idéias que defendia que o computador é um instrumento catalisa conceitos , permitindo que o aluno trabalhas estes conceitos de maneira simples e lúdica.em 1982 o MEC financia pesquisas na área de recursos humanos apoiados nas novas tecnologias. As universidades UFRJ, UNICAMP e UFRGS foram responsáveis pelos os primeiros estudos a cerca da utilização da informática.
O projeto UDUCON foi o pioneiro na área da informática aplicado a educação no país e o PROINF ultrapassou as expectativas governamentais tornando-se o ponto referencial. A informática na educação brasileira avançou lentamente ate chegar à realidade atual e observamos que órgãos públicos investindo em equipamentos tecnológicos direcionados que escolas tanto administrativo como pedagógicos, porem existem barreiras extremamente importantes a sem enfrentadas que é a qualificação de professores (profissionais) qualificados para estarem utilizando essas ferramentas em sua pratica pedagógicas
O que observo hoje é que os professores lotados nesses laboratórios não tem conhecimentos específicos e, ou seja, não receberam nem um curso para estarem desenvolvendo um trabalho de qualidade, embora o governo diga que esta qualificando esses profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário